Pode um professor de natação dar uma boa aula sem nunca ter entrado em uma piscina?


Docência em teatro





     Recentemente as autoridades educacionais decidiram propor o fim do professor polivalente no ensino da arte, o qual era capaz de assumir a responsabilidade do ensino em diferentes linguagens artísticas privilegiando sempre as artes plásticas. Assim teatro, música e dança eram recebidos nas escolas como disciplinas extracurriculares, o que acontece atualmente. A partir destas disciplinas o teatro ganhou força e hoje conquista as salas de aula.

     Portanto, o ensino do teatro, passa por uma situação precária no âmbito escolar. Além das escolas não oferecerem um espaço físico adequado para as aulas, a escassez de profissionais licenciados acarreta o preenchimento de vagas de ensino nesta área, por profissionais com pouca ou nenhuma formação pedagógica, o que compromete a sobrevivência desta linguagem artística.

    Observa-se nas salas de aulas professores de matemática, química, educação física, literatura e muitos outros, os quais para comporem suas cargas horárias assumem a responsabilidade  de lecionarem teatro em suas turmas. Muitos exercem bem o ensino na área da arte, não se pode tirar o mérito, portanto, a questão é: Pode um professor de natação dar uma boa aula sem nunca ter entrado em uma piscina? (Fernandes, Helcio) Assim acontece com o teatro, por mais que este profissional tenha boas intenções, não tem a formação especifica como é tão necessária aos profissionais do ensino da matemática, do português, etc... Isto, infelizmente, é o que encontramos, principalmente, nas redes públicas de ensino.

    Defender o Teatro como área de conhecimento é preciso para a valorização desta arte, é vê-lo no âmbito escolar como uma possibilidade. Assim o fez a música, com a aprovação da Lei 11.769/08, que deve ser ministrada por professores com licenciatura plena, garantindo o seu espaço. É através do conhecimento específico, que se forma o senso crítico, o olhar para realidade do indivíduo. No entanto a luta por profissionais com formação em teatro, atuando nas redes de ensino, deve ser  intensificada.


2 Response to "Pode um professor de natação dar uma boa aula sem nunca ter entrado em uma piscina?"

  1. Se você usasse uma frase do Boal no seu blog, você diria que é do Boal?
    Muito bom o texto, gostei e concordo com tudo!!!
    Beijos...

    Sim querido Diria!

Postar um comentário