Learning play – PEÇA DE APRENDIZADO
Video da apresentação sobre peça didática
Durante o terceiro semestre do curso de teatro-Licenciatura da UFPel, na disciplina de teatro na Educação II, um dos assuntos abordados foi Bertold Brecht focando a peça didática.
“Para você representar uma peça didática
A partir da fala deste importante dramaturgo, teórico, poeta e pedagogo alemão que desenvolveu inúmeros trabalhos teatrais, desenvolvo minha narrativa.
Peça didática ou peça de aprendizado como o próprio autor Brecht preferia, é uma proposta onde todas as pessoas envolvidas no evento (como cita Desgranges em “A pedagogia do teatro: Provocação e dialogismo"), são peças fundamentais no processo, onde todos integrantes são ao mesmo tempo observadores, atuantes, ou seja todos são receptores, jogadores e espectadores, não sendo um trabalho como tratado no teatro épico como ESPETACULAR.
Na peça didática cada jogador assume um papel social “onde entra o caráter pedagógico“, onde este aprendizado dá-se no questionamento a situação que lhe é imposto e também na experiência vivenciada, focando a si mesmo e o coletivo ao longo da sua construção como indivíduo, sem um ponto final sem um acabamento prévio estabelecido.
A peça de aprendizado além de romper com a organização artística estabelecida é um processo investigativo totalmente aberto a intervenções, e o reflexo deste processo, deve refletir-se na sua ação e crítica social pois Brecht fala o maior aprendiz é quem atua.
Como aprendiz e atuante nesse processo, levanto alguns questionamentos:
O Vídeo acima fez parte dos “processos” da “Mostra Cena e Som” das faculdades de Teatro, Dança e Música no período de 12 à 17 de Julho de 2010. Um processo que foi prazeroso atuar com quem entendeu a proposta.
Como resposta e fala de alguns que não assistem aula o semestre inteiro, não fazem o mínimo de leitura exigido e são completamente a favor de mostrar processos “vai lá faz qualquer coisa e garanto minha nota e vou passando adiante”, minha crítica é infelizmente aceita-se qualquer coisa como arte.
Não aceito como futura arte educadora, como aprendiz, que ao me formar vou olhar pro lado e vou ver um bando de medíocres formando-se juntamente comigo, e estas falas não são minha... Ao ler a crítica sobre “a mostra Cena e som".
Senti-me incomodada em ficar em silêncio e decidir manifestar através deste espaço, MEU ESPAÇO o que penso em relação a formação de futuros “arte-educadores”.
Encerro dizendo as palavras de Brecht “que para representar uma peça didática será necessário jogar como fazem os alunos de uma escola.”... não vejo nem nas escolas que atuo a postura desleixada de muitos dos acadêmicos.
Meu desaBAFO!!!
Durante o terceiro semestre do curso de teatro-Licenciatura da UFPel, na disciplina de teatro na Educação II, um dos assuntos abordados foi Bertold Brecht focando a peça didática.
“Para você representar uma peça didática
será necessário jogar como fazem os alunos
de uma escola”
(BRECHT,Bertold).
de uma escola”
(BRECHT,Bertold).
A partir da fala deste importante dramaturgo, teórico, poeta e pedagogo alemão que desenvolveu inúmeros trabalhos teatrais, desenvolvo minha narrativa.
Peça didática ou peça de aprendizado como o próprio autor Brecht preferia, é uma proposta onde todas as pessoas envolvidas no evento (como cita Desgranges em “A pedagogia do teatro: Provocação e dialogismo"), são peças fundamentais no processo, onde todos integrantes são ao mesmo tempo observadores, atuantes, ou seja todos são receptores, jogadores e espectadores, não sendo um trabalho como tratado no teatro épico como ESPETACULAR.
Na peça didática cada jogador assume um papel social “onde entra o caráter pedagógico“, onde este aprendizado dá-se no questionamento a situação que lhe é imposto e também na experiência vivenciada, focando a si mesmo e o coletivo ao longo da sua construção como indivíduo, sem um ponto final sem um acabamento prévio estabelecido.
A peça de aprendizado além de romper com a organização artística estabelecida é um processo investigativo totalmente aberto a intervenções, e o reflexo deste processo, deve refletir-se na sua ação e crítica social pois Brecht fala o maior aprendiz é quem atua.
Como aprendiz e atuante nesse processo, levanto alguns questionamentos:
Pode ser jogadores e atuantes quem não entende a proposta de Brecht ou minimamente conhece tal trabalho desse Monstro teatral?
O Vídeo acima fez parte dos “processos” da “Mostra Cena e Som” das faculdades de Teatro, Dança e Música no período de 12 à 17 de Julho de 2010. Um processo que foi prazeroso atuar com quem entendeu a proposta.
Porem até quando processos que não há envolvimento direto e dedicação de todos participantes?
Como resposta e fala de alguns que não assistem aula o semestre inteiro, não fazem o mínimo de leitura exigido e são completamente a favor de mostrar processos “vai lá faz qualquer coisa e garanto minha nota e vou passando adiante”, minha crítica é infelizmente aceita-se qualquer coisa como arte.
Não aceito como futura arte educadora, como aprendiz, que ao me formar vou olhar pro lado e vou ver um bando de medíocres formando-se juntamente comigo, e estas falas não são minha... Ao ler a crítica sobre “a mostra Cena e som".
Senti-me incomodada em ficar em silêncio e decidir manifestar através deste espaço, MEU ESPAÇO o que penso em relação a formação de futuros “arte-educadores”.
Encerro dizendo as palavras de Brecht “que para representar uma peça didática será necessário jogar como fazem os alunos de uma escola.”... não vejo nem nas escolas que atuo a postura desleixada de muitos dos acadêmicos.
Meu desaBAFO!!!

0 Response to "Learning play – PEÇA DE APRENDIZADO"
Postar um comentário